Atleta

Guilherme Cooper

ficha técnica

Data de Nascimento
22/05/1987
Peso
--
Altura
--
Modalidade Praticada
Jiu-Jitsu
Categoria
-76kg Leve
Graduação
Roxa
Nacionalidade
Rio de Janeiro, RJ - Brasil
Redes Sociais

Biografia

Quem sou eu?
Meu nome é Guilherme Cooper, sou faixa roxa de Jiu-Jitsu da Equipe Nova Geração Botafogo, tenho 29 anos, sou formado em administração e trabalho em shopping no Rio de Janeiro. Sou noivo e tenho um filho de 5 meses e amo o Jiu-Jitsu!

Já pratiquei outras lutas como Judô, Luta Livre, Luta olímpica, Boxe e MMA, mas sempre em paralelo com o Jiu-Jitsu. Mas com a correria da vida, trabalho e filho, tive que diminuir o meu tempo de treino e com isso fiquei apenas com o meu grande amor, o Jiu-Jitsu.

Treino de 2 à 5 de 20:30 as 22:00, saio direto do trabalho e vou para minha terapia diária. Sou como a maioria dos praticantes: tenho família, trabalho e treino 1 vez por dia e nem todos os dias da semana, mas de contra partida eu me dedico muito e não falto treino por nada.

Amo competir, mas como trabalho aos finais de semana é sempre uma missão conciliar os dois rsrsrs!
Muitas vezes eu trabalho de manhã, depois vou competir e acabo voltando para o trabalho para concluir a carga horária. Mas, sem dúvidas, eu faço esse "esforço" com muito prazer, porque como eu disse antes, o Jiu-Jitsu compensa tudo isso!
Como comecei no esporte?
Comecei no Judô em 1997 (com 10 anos), no colégio, treinei Judô até 1999. Mais tarde em 2004 eu fui conhecer o Jiu-Jitsu com o meu mestre Léo Macaco, ganhei algumas competições que disputei, mas tive que parar devido à rotina de faculdade e trabalho.
Fiquei quase 10 anos parado, as vezes quando estava de férias voltava a treinar com o meu mestre, mas sempre por períodos curtos de no máximo 3 meses.
Até que em 2014, eu decidi voltar e que não iria parar mais! Voltei a treinar Jiu-Jitsu com o professor Rafael Bernardo. Estava pesando 87kg, o professor me fez voltar a tomar gosto pelas competições e com isso eu comecei a me alimentar melhor, para poder lutar no meu peso (leve) e com isso eu perdi 13kg, chegando no meu peso ideal.
O que me faz sair de casa e ir para o tatame?
É o que eu falo sempre: "é no tatame que o meu corpo cansa e a minha mente descansa"! É aquela 1 hora e meia, 2 horas, que eu esqueço dos problemas e só foco no treino.
O meu hobby...
Competir no Jiu-Jitsu é o meu hobby favorito, porque normalmente lutamos por medalhas, gastamos mais dinheiro do que ganhamo. Mas no meu caso é a minha diversão! Eu treino todos os dias para chegar no campeonato e estar bem preparado.
Minha comida preferida é...
Açaí e Pizza! Se eu pudesse eu comeria todos os dias, mas pra manter o peso, tenho que dar uma segurada e só como no final de semana.
Meu ídolos!
Primeiramente o meu Pai, por ser o meu grande exemplo. No esporte é o Ayrton Senna e no Jiu-Jitsu o meu ídolo Ronaldo Jacaré, princialmente por sempre superar os seus limites, ser campeão mundial com o braço quebrado e por ser passador que nem eu.
Técnica favorita?
A minha técnica favorita é o estrangulamento do Norte Sul, usando a lapela é com essa técnica que na maioria das vezes eu finalizo os meus adversários nos campeonatos.
Não pode faltar no meu kimono...
Os patchs da minha equipe e do meu mestre, porque na minha opinião os patchs são como os escudos dos times e nunca pode faltar o escudo do seu time no seu uniforme.

Títulos

NAGA-RIO (2016)
Terceiro lugar (Leve e absoluto)
NAGA-RIO (2016) No Gi
Vice-campeão (Absoluto)
Mundial da CBJJD (2016)
Terceiro lugar
Rei do Rio (2016)
Vice-campeão

galeria de fotos