Dia Nacional da Imigração Japonesa

Berço de várias artes marciais, o Japão possui uma cultura milenar, que ganha adeptos pelo mundo afora, não somente na sua arte, mas também em sua gastronomia e estilo de vida.

No dia 18 de junho comemora-se o Dia Nacional da Imigração Japonesa porque foi nesta data que o primeiro navio aportou em terras brasileiras com imigrantes japoneses. A imigração japonesa começou no início do século XX, como um acordo entre o governo japonês e o brasileiro, uma vez que o Japão vivia uma série crise econômica. Por outro lado, o Brasil necessitava de mão de obra para a lavoura do café.

A imigração japonesa começou no início do século XX, como um acordo entre o governo japonês e o brasileiro, uma vez que o Japão vivia uma séria crise econômica. Por outro lado, o Brasil necessitava de mão de obra para a lavoura do café.

A maior parte dos japoneses eram camponeses pobres, oriundos das províncias do Sul e do Norte do Japão e calcula-se que hoje cerca de 2 milhões de japoneses e seus descendentes vivam no Brasil.

As artes marciais japonesas tiveram bastante difusão no Brasil graças à sua filosofia de respeito ao próximo e à hierarquia, e hoje as mais praticadas por aqui são o karatê, judô, aikidô e jiujitsu. Apesar de o jiu-jistu ter se destacado constantemente nas mídas atualmente, a arte marcial japonesa mais praticada e popular no mundo é o judô. Além de esporte olímpico, a modalidade também é ensinada em várias escolas japonesas durante as aulas de educação física!

Vamos torcer para que a introdução à estas artes e esportes seja uma constante também em nossas escolas e que a cultura japonesa, seu respeito e estilo de vida perdure por muitas gerações!

Deixe uma resposta